Para não dizer que não falei de cinema brasileiro…

…e dos bons documentários em cartaz, minha porção de música e poesia vai para “O Homem que Engarrafava Nuvens”, do Lírio “gente boa” Ferreira, e para “Só 10% é mentira”, de Pedro Cezar. Dois documentários do cinema brasileiro que valem muito à pena.

Ficar de butuca em filas de salas de cinema é prato cheio para nós impressionistas. Sim, impressionistas. Não temos a pretensão de sermos críticos – conhecemos alguns excelentes no mercado – e muito menos cronistas/contistas – isto a gente deixa para o Rubem Fonseca, nosso semi-Deus. Ontem, quando fui finalmente assistir ao documentário sobre o Manoel de Barros, e rever o do Lírio, não resisti e preguei a anteninha numa conversa (triste) típica de frequentadores de cinema no Brasil:

Mãe: Maria, não! Pagar essa grana – cinema tá caro, minha filha – para assistir a documentário, não dá.

Filha: Mãe, mas é sobre o Manoel de Barros, que tem uma poesia interessante… Me falaram bem do documentário…

Mãe: Beleza. Escolha entre a poesia e a pipoca.

A filha ficou com a pipoca e acompanhou a mãe em “Guerra ao Terror”.

E assim foi a história da filha, que quase entrou na média de 3% do público frequentador de cinema – fatia pertencente aos documentários em salas de exibição. Pouco, né? Sim, se considerarmos os blockbusters (filmes estrangeiros de dezenas/centenas de milhões de dólares) com a maior porção do mercado e os documentários como concorrentes diretos dos filmes brasileiros de larga escala; o que faz o número de salas tender a zero quando o assunto é exibição. Uma pena, pois sempre há bons títulos a conferir, como “Simonal”, “Cidadão Boilesen”, “Caro Francis” e, neste momento, “Só 10% é mentira” e “O Homem que Engarrafava Nuvens”.

A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como
sou – eu não aceito.
Não agüento ser apenas um
sujeito que abre
portas, que puxa válvulas,
que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora,
que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem
usando borboletas.

“Só 10% é mentira” conta a vida de Manoel de Barros, o poeta que mais vende no Brasil, no alto dos seus 91 anos. Há depoimentos de profundos conhecedores e admiradores de sua obra, além de imagens dignas de despertar o poeta (adormecido) em cada um de nós.

Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade até que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que foi feliz sem saber, pois não sofreu
Porém se a gente vive a sonhar
Com alguém que se deseja rever
Saudade entonce aí é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo triste a sofrer.
Ai! Quem me dera voltar
Aos braços do meu xodó
Saudade assim faz roer
E amarga que nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que me viu triste a chorar
Saudade, meu remédio é cantar

Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só
Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó pra mim
Do meu jeito assim
Que alegre o meu viver

“O Homem que Engarrafava Nuvens” narra a vida e a obra do músico Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga, pai de Denise Dumont. É bem criativo, mostra o baião ganhando o mundo, imagens que vão de Carmem Miranda e Oscarito a Lirinha, Lenine, Gil, Caetano e Chico. Desafia a linguagem do documentário e atire a primeira partitura quem não se mexeu na poltrona do cinema ou não cantou baixinho alguma das várias maravilhosas canções interpretadas no filme. Diz aí…

Helena Sroulevich

Deixe um comentário

Arquivado em Filmaço!!!, Helena Sroulevich

Deixe um comentário

