Troco de Scola com Truffaut

Edu foi a Buenos Aires e Carlinhos soltou a verve cinéfila regada a 20 filmes durante o Carnaval, incluindo “It’s complicated”, que ele assistiu antes de mim. Beleza, Carlinhos. Edu virá em alfajores e meu troco – com obras-primas – é de Scola (“Um Dia Muito Especial”) com Truffaut (“Os Incompreendidos”), ambos títulos alugados no depenado Cineclube Estação – graças a um certo locador inveterado.

Com “Os Incompreendidos” (1959), François Truffaut lançou a Nouvelle Vague e esteve à frente do rompimento com o tradicional cinema francês. Combinando relato documental em primeira pessoa com poesia existencialista, retratou a incompreensão vivida por um pré-adolescente em formação, que busca atenção dos pais e professores cometendo pequenos delitos e infrações disciplinares. No centro de reabilitação em que fixa residência, os olhos de Antoine, alter ego do diretor, fazem dor e alegria ganharem dimensões continentais, e comovem pela profundidade com que permeia de detalhes o universo infantil.

Se Truffaut opta pela problemática intimista, quiça pequeno-burguesa, Ettore Scola, em “Um Dia Muito Especial” (1977), aposta na profunda troca entre proletários. Enquanto Roma se prepara de ilusões para a visita de Hitler a Mussolini, a relação de uma dona de casa (mãe de seis filhos e casada com um militante fascista) com seu vizinho (artista) desempregado parece ser o único resquício de verdade nas redondezas. Scola contesta as incongruências do Fascismo, evidenciando as minorias: no despreparo da mãe de família patriota e no homossexualismo masculino. Materializadas na metáfora do pássaro que foge, dúvidas e esperanças – afetivas, sexuais e políticas – são compartilhadas em um dia (muito especial) na vida de Antonietta e Gabrielle. No fim, a rebeldia possível: ela volta à gaiola do lar desiludida, enquanto ele voa à detenção sexual repleto de certezas.

O meu Carnaval pode não ter sido em castellano, nem ganhou na quantidade de filmes, mas não há celebração maior do que o troco de Scola com Truffaut.

Helena Sroulevich

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Filmaço!!!, Helena Sroulevich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s