Movie geeks fazem coisas de outro mundo

Em tempos de “Chico Xavier”, engana-se quem acha que  a bilheteria do primeiro final de semana ou notícias “do além” emplacarão o blockbuster em salas de cinema. É no Twitter que o futuro de “Chico Xavier” será psicografado; pelo menos é a conclusão que temos a partir das inferências dos pesquisadores da HP Labs, Sitaram Asur e Bernardo Huberman .

Durante três meses, nossos “movie geeks” monitoraram 2,9 milhões de tweets. Nestes, 24 títulos cinematográficos desde “Avatar” a “Lua Nova” foram mencionados por 1,2 milhões de usuários da rede social. E a margem de acerto dos pesquisadores foi de 97,3% para os resultados dos filmes na primeira semana de lançamento e 94%, para a segunda; superando previsões do Hollywood Stock Exchange, método usado pelos agentes de mercado.

Para a primeira semana, o cálculo utilizado foi uma média entre as menções em tweets sobre um determinado filme e o número de cópias/presença em salas do título na semana de seu lançamento. Para a segunda, em que o resultado já é influenciado pelo boca-a-boca, a média utilizada levou em consideração as menções negativas e positivas sobre o título propagadas via Twitter.

Caberiam perguntas a um estudo mais aprofundado, como dados de consumo de cinema nos EUA, nacionalidade dos twitteiros e resultado de bilheteria no mercado americano, faixa etária de usuários do Twitter e impacto diferenciado em títulos para distintos públicos-alvo e etc, mas não restam dúvidas que as redes sociais já se tornaram fundamentais para divulgar e mensurar os resultados de audiência.

Mais detalhes sobre o estudo:

http://www.stumbleupon.com/su/1rs1kP/www.fastcompany.com/1604125/twitter-predicts-box-office-sales-better-than-anything-else

Helena Sroulevich

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Helena Sroulevich

2 Respostas para “Movie geeks fazem coisas de outro mundo

  1. christianjafas

    Hum, muito interessante.

    Eu fui num seminário sobre futuras tecnologias e eles comentaram sobre isso.

    Incrível.

    Mudanças e mar revolto.

    Beijos,

    Christian

  2. Chris, que bom que passou por aqui. 😉 Eu sempre passo por lá também. E é uma forma de esbarrar contigo além das fronteiras de Botafogo. Pronto pro “É Tudo Verdade”? Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s