Arquitetos do Poder

À luz da corrida presidencial de 2010, recomendo que assistam ao documentário “Arquitetos do Poder”, de Vicente Ferraz (“Soy Cuba, o Mamute Siberiano”, de 2005, e “O Estado do Mundo”, de 2007) e Alessandra Aldé, parido prematuramente para o “É Tudo Verdade”. O filme é centrado nas ligações (perigosas) existentes entre marketeiros políticos e a imprensa. E tenta estabelecer uma retrospectiva destas relações desde a era getulista até a reeleição de Lula, em 2006.

A base do filme, entretanto, é mesmo a partir de 1989 (e deveria se centrar e se aprofundar nisto!), uma vez que é mais fácil acessar a história recente, seja na forma de arquivos ou  personagens. A (criativa) edição conta com depoimentos de Duda Mendonça, Paulo de Tarso, Ronald de Carvalho, Wlaney Pinheiro e Carlos Henrique Shroder e revela os bastidores dos processos eleitorais que elegeram Collor, FHC (por duas vezes) e Lula, a partir de 2002.

Mérito da obra é a simplificação da linguagem. Foi feita para dialogar com uma geração avessa ao engajamento político-partidário, mas que se entretém nos departamentos de marketing espalhados pelo país.  Pesquisas e posicionamento do produto-candidato são a bola da vez. E jogo o desafio:  depois de assistir ao filme, quem se habilita a formular uma estratégia para tornar Dilma e Serra menos antipáticos (ah… que eles são antipáticos, vocês têm que concordar!) ou fazer de Marina Silva grande beneficiária dos (recentes) desastres climáticos?

Link para trailer do filme abaixo:

http://migre.me/wzgu

Helena Sroulevich

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Helena Sroulevich, Quase uma Brastemp

Uma resposta para “Arquitetos do Poder

  1. Pingback: Filmes que os Doidos destacam na programação do Festival do Rio 2010 « Doidos por Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s