“Frère Jaques”

Frère Jacques
Frère Jacques
Dormez-vous?
Dormez-vous?

Sonnez les matines,
Sonnez les matines.
Ding, ding, dong.
Ding, ding, dong.

De alguma esquina do mundo, canto e recordo o aniversário do Frère Jaques Morelenbaum, em 18 de maio. Aliás, se esta cantiguita de ninar reverberasse daquele violoncelo, como seria? Não sei. Só sei das alegrias e lembranças intermináveis que criatura e criação não param de nos oferecer.

São de Jaques Morelenbaum, algumas em parceria com Antonio Pinto, as belas trilhas sonoras de “Central do Brasil”, “Orfeu do Carnaval”, “Tieta do Agreste”, “O Quatrilho”, e, mais recentemente, “Lula, o Filho do Brasil” e “Olhos Azuis”, de José Joffily, que chega aos cinemas na sexta que vem, 28 de maio.

Aqui, a homenagem simbólica ao grande artista que ganhou o mundo do cinema e dos palcos. E a notícia: este ano, enquanto completa 35 anos de escuderia e amuleto de nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Cesária Évora e Sting, prepara seu primeiro álbum solo, resultado do trabalho desenvolvido pelo Cello Samba Trio; que também reúne o violonista Lula Galvão e o baterista Rafael Barata.

“A música dá o clima para o que os olhos vêem, guia suas emoções, é a moldura emocional para o que as imagens mostram”, como certa vez apontou o americano David W. Griffith, cineasta e professor de todos como Charles Chaplin, Orson Wells e John Ford. Aí acima, “Central do Brasil”. Mr. David W. Griffith não disse tudo? Quase.  “Frère Jaques” floreia a trilha sonora da vida de todos. É, Jaques Morelenbaum, minha gratidão eterna.

Helena Sroulevich

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Helena Sroulevich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s