Não desligue o seu celular

Os festivais de cinema também se renderam ao conceito do momento: portabilidade − que vem atrelado às novas plataformas de criação e difusão de conteúdo audiovisual.

Alguém com uma ideia na cabeça e um celular ao alcance da mão? O festival de micrometragens* Cel.U.Cine vai instigá-lo a tirar o aparelho do bolso e se tornar um cineasta, em vez de ficar gastando bateria só tirando fotos e ouvindo músicas. O estímulo? Prêmios em dinheiro.

Pioneiro no Brasil, o Cel.U.Cine alimenta o desejo de promover a produção, difusão e segmentação de conteúdos audiovisuais para a mídia celular, por meio da descoberta de novos realizadores, incrementando o mercado audiovisual e estimulando a cultura de produção em novos formatos. Segundo Marco Altberg, coordenador geral do Cel.U.Cine, o festival vai ao encontro da demanda por novas mídias que estão em constante transformação.

O festival abre duas inscrições temáticas, das quais são selecionados cinco finalistas de cada fase. Um corpo de jurados composto por Selton Mello, José Wilker, Cora Rónai e Adriana Alcantra será o responsável pela escolha dos projetos.

Aproveitando o rebuliço em torno da Copa do Mundo, o tema da primeira etapa não poderia ser outro: “O mundo é uma bola – Vivemos em círculos”. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de julho.

As dez realizações selecionadas concorrerão ao primeiro prêmio numa etapa final, que será realizada durante o Festival do Rio. Serão recebidos filmes desenvolvidos a partir de mídias digitais como celulares, câmeras de fotos digitais e mini-DV.

O primeiro colocado receberá R$ 15 mil, o segundo R$ 7 mil e o terceiro R$ 5 mil. As dez produções garimpadas pelo júri também ganharão telefones celulares.

Podem participar criações com duração entre trinta segundos e três minutos, de qualquer gênero, feitas por profissionais ou amadores. Os organizadores estimulam a elaboração de filmes para celular em todas as linguagens possíveis: registro da realidade, encenação ficcional, animação, formatos inusitados ou a mistura de todas elas.

No ano passado, mais de 600 micrometragens foram enviadas, e o festival premiou produções de todo Brasil, contemplando jovens realizadores e projetos coletivos.

O Cel.U.Cine, importando o conceito da própria mídia – a tão propalada portabilidade − não tem sede fixa. Bem dentro da atmosfera do que é proposto, vai até seu público, até os festivais, é um projeto itinerante. Desde sua nova formatação em 2009, firmou parceria com diversos festivais brasileiros, produzindo workshops, ações de comunicação e outras atividades.

O festival, que conta com o patrocínio exclusivo da Oi, é promovido pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com o Oi Futuro. Essa é a terceira edição, que teve início em 2008, durante o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Mais informações no site http://www.celucine.com.br.

Carlos Eduardo Bacellar

*Para aqueles que não conhecem, ainda não existe uma definição exata para o conceito de micrometragem, mas é consenso entre a maioria dos profissionais que uma peça de até 3 minutos, filmada em celular, câmera digital ou mini-DV pode ser entendida como micro. Segundo o site da Agência Nacional de Cinema (Ancine), as outras categorias de filme são: curta- metragem – até 15 minutos de duração; média-metragem – mais de 15 minutos e até de 70 minutos de duração; longa-metragem – mais de 70 minutos de duração.


Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Carlos Eduardo Bacellar, Uncategorized

2 Respostas para “Não desligue o seu celular

  1. Não tenho vocação para isso…
    Os vídeos são divulgados em algum lugar?

    ps: às vezes tenho a sensação de que a “Oi” vai “conquistar o mundo”… rs

    • Há muitos vídeos no YouTube. Você pode começar buscando alguns por lá.
      Se você estiver procurando algo mais específico, pode entrar em contato com o pessoal do Cel.U.Cine por meio do blog do festival.
      Você não está sozinha. Eu sempre tenho a sensação de que as grandes empresas querem conquistar o mundo 🙂
      Beijos!
      CEB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s