Alguém está ouvindo

Não é incomum que o som das gravações clandestinas de “A conversação” (1974) seja abafado pela Cavalgada das Valquírias de “Apocalipse now” (1979), duas preciosidades estéticas do diretor Francis Ford Coppola – ambas arrebataram a Palma de Ouro em Cannes − às quais ele dispensa o mesmo carinho reservado aos seus charutos italianos.

O filme conta a história de Harry Caul (o excepcional Gene Hackman), um especialista em grampear a vida alheia que elevou seu ofício ao status de arte. Admirado por seus pares, Caul é uma celebridade do mundo da espionagem.

Mergulhado no que aparentemente seria mais um projeto de rotina − cujo objetivo parece ser desvelar o relacionamento clandestino de dois jovens amantes −, Harry exuma de sua consciência os cadáveres de um antigo trabalho, impulso involuntário que acaba interferindo na sua imparcialidade. Os reflexos perniciosos de seu ganha-pão ofuscam sua indiferença e o espião, numa crise de valores, resolve extrapolar suas obrigações contratuais em busca de redenção.

Só que ele acaba envolvido em uma trama de assassinato que o tira de sua zona de conforto, obrigando-o a utilizar suas habilidades para preservar sua própria intimidade (e, talvez, sua segurança física). Harry é humanizado ao perceber como suas gravações desequilibram a delicada relação entre o público e o privado – e como elas interferem de forma destrutiva na vida das pessoas. Entendendo-se como alvo, ele passa a alimentar uma paranoia que é exponenciada até a beira do abismo da loucura.

Cópias remasterizadas estão disponíveis em DVD.

Um filme imperdível!

Carlos Eduardo Bacellar

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Carlos Eduardo Bacellar, Filmaço!!!

2 Respostas para “Alguém está ouvindo

  1. Isto é Coppola no auge. Gene Heckman no auge. Uma referência a la Peter Biskind – tempo em que Hollywood misturava ousadia e ingenuidade. Concordo: filmaço! Beijos.

  2. Pingback: Luminar maranhense da autoralidade « Doidos por Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s