A Odete Lara de Ingmar Bergman

Gunnel Lindblom, musa de Bergman: made in Suécia

O olhar mais displicente poderá confundir o produto sueco com o nacional. A atriz da foto não é Odete Lara (17/4/1929), mas sim Gunnel Lindblom (18/12/1931), musa do mestre Ingmar Bergman (1918-2007). A imagem em questão foi extraída do filme “O silêncio” (1963), em que Gunnel interpreta Anna e divide as atenções da câmera com Ester (Ingrid Thulin), sua irmã na ficção, com quem mantém uma relação turbulenta cheia de insinuações incestuosas. A produção integra, junto com “Luz de inverno” (1963) e “Através de um espelho” (1961), a Trilogia do Silêncio bergmaniana.

Odete Lara, nascida Odete Righi, estrela da década de 1960-1970 do cinema nacional, participou de produções de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos: produto 100% nacional

O triunvirato do diretor trata das dificuldades de comunicação (tanto verbais como afetivas); dos atritos e incompatibilidades entre razão, desejo e fé; e, claro, da morte e as consequências claustrofóbicas da percepção de sua inexorabilidade nos dramas cotidianos.

Recentemente, Lindblom interpretou Isabella Vanger na transposição para as telas do primeiro livro da Trilogia Millennium, “Os homens que não amavam as mulheres”, best-seller policial do jornalista e escritor sueco Stieg Larsson (1954-2004). O filme, de 2009, dirigido pelo dinamarquês Niels Arden Oplev, vai ganhar um remake hollywoodiano.

Carlos Eduardo Bacellar

p.s. A Trilogia do Silêncio é indispensável para quem curte cinema na sua acepção máxima. Abaixo, uma degustação estética de “O silêncio”.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Carlos Eduardo Bacellar, Filmaço!!!

2 Respostas para “A Odete Lara de Ingmar Bergman

  1. Paulo Henrique Souto

    Bacellar, Odete é uma autentica DIVA, parabéns pela lembrança, muita gente não conhece seu trabalho, nesse país , com internet e quetais, mas sem memória. bj.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s