Criatividade amarrada: blog da Penguin-Companhia censura comentário irreverente de @cebacellar

A Penguin-Companhia − selo criado em 2009 que associou a Companhia das Letras à Penguin Books para publicar edições da Penguin Classics no Brasil −, com o objetivo de incrementar o esforço de marketing em torno do livro Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, obra que chegou às livrarias no final do ano passado, resolveu aproveitar a proximidade da data de estreia de “As viagens de Gulliver” nos cinemas para realizar promoção na Internet.

Por meio do blog da Companhia, na seção Penguin-Companhia, os interessados devem responder à pergunta: “O que você faria se fosse tão grande quanto Gulliver em Lilipute?”.

As respostas, que entram como comentários no próprio post da promoção, podem ser enviadas até o dia 16 de janeiro. As três melhores serão premiadas com um exemplar de Viagens de Gulliver − o resultado será divulgado no dia 18. Quem conhece minha tara por livros (de graça até Paulo Coelho!) sabe que eu não poderia ficar de fora. Aqui começa o motivo da minha frustração.

Eis minha resposta:

“Em tempos de ‘De pernas para o ar’… Aproveitaria minhas novas vantagens bio(quilométricas) — as quais nem o melhor extensor peniano do mundo seria capaz de promover — para conquistar a estonteante Emily Blunt versão Playmobil, me tornaria o astro pornô mais famoso de Lilipute e ficaria rico como empresário da indústria da saliência na cidade dos pequenos. Em terra de salsicha, quem tem salsichão é rei! Perdoem-me pela ousadia da masturbação intelectual. Não resisti…”

O órgão de classificação indicativa do blog da editora carimbou meu texto com NPL, ou seja, ninguém pode ler. As palavras foram colocadas em animação suspensa sob a criogenia do clique de aprovação que ficou parado no ar, e provavelmente nunca ocorrerá. Estampado no rótulo do éter que guarda o sêmen-léxico considerado inconveniente (para não dizer maldito): o seu comentário está aguardando moderação.

Infelizmente, comentários espirituosos, irreverentes e bem-humorados ainda são mal-interpretados e, frequentemente, marginalizados. Meu intuito não foi constranger ou ser ofensivo. Simplesmente resolvi dar vazão à minha criatividade pouco ortodoxa, vitaminada pelo meu espírito maroto. Procurei palavras que não fossem inapropriadas, de modo a fugir da vulgaridade, do insulto e do desrespeito. O que realmente me incomoda é o falso moralismo (inadmissível!), mas prefiro acreditar que não é o caso.

Digo isso com toda a consideração e respeito que tenho pela Companhia das Letras, uma das mais importantes editoras do país, e pelos profissionais que lá atuam. Nutro carinho imenso pelos livros do selo e jamais deixarei de comparecer ao @estantevirtual e à @LivTravessa para arrematar títulos da Cia. Fica aqui registrada a minha inquietação, mas com carinho. E o sinto muito por algum excesso, tanto neste texto como no outro.

Encerro com um pedido, porque não enxergo sentido na imoderação (e porque quem não chora não mama): poxa, Luiz Schwarcz, bota no ar!

Confira o trailer do filme “As viagens de Gulliver”, dirigido por Rob Letterman e que conta com nomes como Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt (!!!) e Amanda Peet no elenco. Estreia prevista para amanhã, dia 14. Comprem o livro. Assistam ao filme.

Carlos Eduardo Bacellar

p.s. Modéstia à parte, minha resposta é a melhor que há por lá. Minha mãe também concorda comigo. Viram? Comentário família, como o filme do Roberto Santucci. Para todas as idades!

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Carlos Eduardo Bacellar, Uncategorized

5 Respostas para “Criatividade amarrada: blog da Penguin-Companhia censura comentário irreverente de @cebacellar

  1. Hahaha… Sensacional!
    Faço coro: “poxa, Luiz Schwarcz, bota no ar!” 🙂

  2. Pingback: Blog da Penguin-Companhia reconsidera e coloca no ar comentário espirituoso de @cebacellar | Doidos por Cinema

  3. Vai entender, né?
    Cada um faz o que pode…rs
    Viva o salsichão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s