X-Men – Primeira Classe

Nos idos anos 90 (do século passado), o desenho animado dos X-Men passava pontualmente às 17h no Canal Fox. Minha “viagem” todos os dias de manhã era deixar o dispositivo VHS pré-agendado para gravar os episódios em versão original, testando as possibilidades “mutantes” da recém-descoberta tecla SAP.

De lá pra cá, meus encontros com os X-Men (e meu alter ego Jean Grey e seus cobiçados poderes telepáticos) aconteceram na tela grande. E, na maioria das vezes, sem muito entusiasmo, confesso. Ao sair das sessões de cinema, pensava que gostava mesmo era do desenho animado. Mas na última segunda-feira me surpreendi.

“X-Men – Primeira Classe” é bacanérrimo! Não só por ter aventura, ação, características típicas de um filme de super-heróis , mas também MUITA profundidade na composição dos personagens. O roteiro põe em foco justamente o que mais me intrigava no desenho animado: o que significa para o mutante lidar/aceitar o seu poder no dia a dia; “dilema” que aparece principalmente na mutante Mística, alguém asqueroso capaz de transformar-se na mais sedutora das mulheres, alguém que se esconde o tempo todo de si e do mundo. O personagem Magneto também aparece rodeado de questões “existencialistas” por ser refém de seu próprio ódio, o que determina sua conduta consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

O filme traz ainda um Xavier absolutamente sensacional em sua dimensão humana. É maravilhoso, bem-humorado, relax com a vida — bem diferente de como aparece no desenho animado — e muito falho, o que o torna vulnerável no confronto com Magneto. Ao longo da narrativa, Kevin Bacon e seu Sebastian Shaw também merecem destaque. Só pra ver o triângulo nada amoroso de Xavier, Magneto e Shaw já vale o ingresso, pois a pipoca e o refrigerante ficam por conta do questionamento que o filme nos oferece: dá pra ser feliz se não nos aceitarmos simplesmente como somos, com nossas belezas e nossos monstros?

Helena Sroulevich

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Filmaço!!!, Helena Sroulevich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s