À meia-noite, nem todos os gatos são pardos

Sessão de terapia: Cinderela às avessas em Paris, arquétipo do mentor, “De volta para o futuro”, O Mágico de Oz e a literatura de Gertrude Stein na jornada do escritor de Woody Allen

Diretor de 47 produções, Woody Allen, realizador americano nascido no Brooklyn (NY), que completa 76 anos no dia 1o de dezembro, já deveria ter superado a insegurança. Sua nova empreitada made in Europe ― a expressão é bem adequada, na medida em que os altos custos de filmagem nos EUA, somados aos elogios rasgados dos europeus dispensados à sua obra (a velha babação de ovo), estão entre os motivos que levaram Allen a buscar uma melhor relação custo-benefício do outro lado do oceano ―, “Meia-Noite em Paris”, filmada inteiramente em território francês, demonstra o contrário.

No livro A jornada do escritor (Ed. Nova Fronteira, tradução de Ana Maria Machado), de Christopher Vogler, um dos cânones para roteiristas, amadores ou não, no mapeamento da jornada (título da primeira parte), encontramos um capítulo dedicado à figura do mentor. Segundo Vogler, “a relação entre o herói e o mentor é uma das mais ricas fontes de entretenimento na literatura e no cinema”. Woody Allen, roteirista de ofício, busca nas palavras do livro (e nas sessões com seu terapeuta, que certamente influenciam na construção de seus roteiros) maneiras de superar a frustração com parte da crítica saudosista, especialmente a americana, que ovaciona seus (brilhantes!) trabalhos do passado ― “Annie Hall” (1977), “Manhattan (1979), “Zelig” (1983)… ―, mas não vê com bons olhos sua nova política de construção fílmica, iniciada com “Match point” (2005).

Ainda de acordo com Vogler, o “arquétipo (do mentor) se expressa em todos aqueles personagens que ensinam e protegem os heróis e lhes dão certos dons. Pode ser Deus caminhando com Adão no Jardim do Éden (essa o Woody não toparia…), Merlin guiando o rei Arthur, a Fada-Madrinha ajudando Cinderela, ou um veterano dando conselhos a um recruta novato.”

No caso de Allen, ao conceber o argumento de “Meia-noite em Paris” ― assinado pelas produtoras Gravier Productions, Mediapro, Televisió de Catalunya (TV3) e Versátil Cinema , ele deixou de lado as dimensões metafísicas e religiosas para pinçar seus arquétipos no panteão da arte (especialmente nas primeiras décadas do século XX).

Seu alter ego nesta nova sessão de tratamento psicológico orçada em US$ 30 milhões e acompanhada de vinho e croissants num formato de guia turístico francês para compreender o self, o roteirista frustrado (e aspirante a romancista) Gil (Owen Wilson), encontra em Paris o caminho de tijolos amarelos que poderá levá-lo ao Mágico de Oz. Noivo da patricinha Inez (Rachel McAdams), ele descobre que existe algo além de um relacionamento falido, empurrado com a barriga em nome das aparências, e uma carreira que já não lhe dá mais satisfação.

Na busca por algo que nem ele sabe definir, Gil, ao passear pelas ruas da cidade francesa à noite, tal como uma mistura de Cinderela às avessas com “De volta para o futuro”, é remetido para o passado quando o relógio dá doze badaladas, como num passe de mágica.

Desnorteado (paradoxalmente) pelo deslocamento temporal sem turbulências, o escritor se depara com figuras emblemáticas da literatura, da pintura, da poesia, da música, do cinema… enfim, do mundo das artes do final do século XIX, início do século XX, período de referências tão caro a Gil.

Nosso herói encontra alguns personagens históricos que sempre sonhou conhecer (ídolos, mentores): Gertrude Stein, Zelda e Francis Scott Fitzgerald, Cole Porter, Pablo Picasso, Luis Buñuel, Salvador Dalí, Ernest Hemingway, Thomas Stearns Eliot, ou seja, um manancial de artistas, hoje ungidos com o reconhecimento da Academia.

Diante da possibilidade de viver imerso no caldo cultural daquela plêiade, Gil se torna reticente com relação ao presente ao mesmo tempo em que passa a reconsiderar suas prioridades até então.

Menosprezado por sua noiva e os futuros sogros, ele encontra no passado alguém compatível com sua sensibilidade. A groupie Adriana (Marion Cotillard) se encanta pelo jeitão tímido, ingênuo, levemente idiota, marcado pela hesitação e carência do verborrágico Gil, que diz, diz e não diz nada, mas preenche as lacunas da fala com uma doçura abobalhada sublimação da neuroses de Allen, muito bem trabalhada por Owen. O problema é que a sintonia afetiva é inversamente proporcional ao apego temporal. Gil conjuga seu incômodo com o de Adriana e desperta para a inexplicável (e inesgotável) insatisfação humana: a melhor época é sempre aquela que não vivemos. Desconstruindo “in loco” mitificações do passado, Allen valoriza o presente.

A viagem do diretor encontra sua gênese no livro Autobiografia de Alice B. Toklas, da poetisa e romancista americana Gertrude Stein, a quem Gil, no filme, submete seu romance para avaliação. Gertrude narra, da mesma forma que Woody Allen encena em seu filme utilizando a carcaça de uma terceira pessoa como balão de ensaio para tentar entender e resolver equações internas , como Paris, magnetizada pela efervescência cultural de uma época, funcionou como ímã para diversos artistas entre as décadas de 1910-1930, muitos deles vanguardistas que gravitaram, com maior ou menor proximidade, em torno da figura de Gertrude.

Com seu característico humor irônico e autodepreciativo, sem escorregar na soberda da genialidade, Allen entende que disciplina, método e trabalho são os caminhos para a perfeição como deixa claro para Eric Lax, no livro Conversas com Woody Allen, publicado aqui pela Cosac Naify.

Volto ao livro de Vogler, que, dissertando sobre a função psicológica do mentor, destaca a força do self (o deus dentro de nós) na anatomia da psique humana. Nas palavras do escritor, assim como o Grilo Falante, na versão da Disney para o Pinóquio, o self atua como uma consciência, para nos guiar na estrada da vida quando não houver uma Fada Azul ou um Gepeto por perto, para nos proteger e mostrar o que é certo ou errado.

A mente criativa e fantasiosa do hipocondríaco diretor nova-iorquino (ele tinha que colocar alguns comprimidos de valium no bolso de Gil…) procura em seus mentores do mundo das artes a chancela de que precisa para continuar filmando, apesar dos pesares e das opiniões negativas. Se ele liga para o que acham de seus filmes? A nossa opinião não deve ser muito importante para ele, mas a de Hemingway com certeza é.

Sabe por quê? Vogler novamente me salva: “as figuras dos mentores, seja nos sonhos, nos contos de fadas, nos mitos ou nos roteiros, representam as mais elevadas aspirações dos heróis. São aquilo em que o herói pode transformar-se, se persistir na sua Estrada de Heróis.” Woody Allen, mesmo não estando mais no “Kansas”, segue na dele.

Por favor, não me leve muito a sério… São só devaneios de um pseudointelectual inquieto.

Carlos Eduardo Bacellar

p.s. Alguém falou em Carla Bruni? Ela participou mesmo desse filme? Nem reparei…

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4 Comentários

Arquivado em Carlos Eduardo Bacellar, Quase uma Brastemp

4 Respostas para “À meia-noite, nem todos os gatos são pardos

  1. Tati

    Já que tava por aqui e tinha acabado de postar frames de Midnight in Paris no meu Pinterest, aproveito para dizer que achei uma delícia esse filme. Não acho o mais fantástico Woody Allen, mas uma deliciosa Sessão da Tarde e viagem – já pensou viver na Paris dos anos 20? Já pensou como seria frequentar o mesmo círculo de Cole Porter? OMG!
    Além de achar esse poster uma obra-prima, amei o Salvador Dalí de Adrien Brody. Até então, esse ator me incomodava um pouco (sempre o imaginei com um Greyhound), mas com esse filme ele passou a ter a minha consideração. Porque o protagonista (Owen Wilson), convenhamos, é sempre ele mesmo. Dá até para imaginar que o Marley vai aparecer a qualquer momento…
    Fui.

    bjks

    • Também gostei muito do filme, Tati. Não é Woody Allen em sua acepção máxima, mas é uma produção muito gostosa de assistir. Achei que o argumento, apesar de não ser originalíssimo, foi muito bem desenvolvido.
      Ele, apesar de não achar, sabe fazer cinema como ninguém. Não importa o que digam.
      Bjs!
      CEB

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