Contemplando o amor por meio do processo de busca, desconsiderando início, fim e tudo entre eles

Medianeras Buenos Aires na era do amor virtual”, do diretor argentino Gustavo Taretto, desvela possibilidades ao tratar o amor por meio do processo de busca, desconsiderando extremos (o fogo e as flores do início; a mágoa e melancolia do fim) e todo contexto entre eles. Novamente o cinema argentino comprova sua competência para percorrer as fronteiras entre romance, drama e comédia, sem ser enquadrado pela alfândega da pieguice.

A história do webdesigner Martín (Javier Drolas, o Jesse Eisenberg que fala espanhol) e da vitrinista de lojas Mariana (Pilar López de Ayala, a Charlotte Gainsbourg da terra de Rafael Nadal), vizinhos que desconhecem a existência um do outro, roteirizada pelo próprio Taretto, termina com (o!!!) encontro. Num primeiro momento, tal abordagem pode parecer desencantadora, mas é o segredo de composição dessa instigante produção.

Integrando a cidade de Buenos Aires ao elenco com a mesma força que Woody Allen imprime em seus trabalhos locais como Nova Iorque, Londres, Barcelona e Paris , por meio de uma prosa poética que metaforicamente transforma os significados da disposição de cimento e aço da urbe portenha remetendo nosso pensamento para as construções textuais do escritor Gonçalo M. Tavares em O senhor Swedenborg e as investigações geométricas, livro da série O Bairro, coleção literária que repensa (e desafia) os significados do concreto (e do pensamento ortodoxo, cartesiano) , o filme, coprodução entre Argentina, Espanha e Alemanha, orçado em US$ 11 milhões, pode ter sua força traduzida pelas palavras do escritor Santiago Nazarian.

Construções poética similares são encontradas no livro O prédio, o tédio e o menino cego, editado no Brasil pela Record. O olhar singular de Nazarian ilumina a ousadia do realizador: “Parece que as oportunidades são mais reais quando elas não podem acontecer temporariamente. Parece que o derradeiro encontro é sublinhado, destacado, por estar suspenso; pois com quase nada acontecendo, poderíamos imaginar como seria se apenas isso — o certo, o esperado, o desejado — acontecesse. E quando tudo volta a acontecer, tudo volta ao mesmo tempo e as possibilidades parecem ainda menos possíveis, menos identificáveis, em meio aos excessos a que nossa vida está submetida, tantos acidentes e enganos, e o momento certo sempre resguardado pela chuva…”

Em uma Argentina que tenta juntar os cacos após a crise econômica, os caminhos de Martín e Mariana, a princípio paralelos, se entrelaçam ao acaso. Ele, um recluso, sem nenhum traquejo social, movido a remédios e relações efêmeras, desprovidas de sentido; ela, uma desastrada sentimental, sem saber como lidar com o interesse dos homens e incapaz de administrar novos relacionamentos.

Repleta de contradições, Buenos Aires se torna essencial na encenação, funcionando como um jogo de lego para que insatisfações e construções linguísticas, que jogam com estados de espírito, tenham seus espaços contemplados nas limitações sufocantes de um grande centro. Novamente, refletindo sobre a cidade como personagem, encontro o que desejo no texto de Santiago Nazarian: “Vaidade, eu diria. Vaidade que um ser inanimado só poderia ter pelo poder das palavras, que dá sentimentos a todos que vivem calados. Palavras em bocas de desdentados. Mentindo por eles. Ou moldando-os a nosso gosto.”

Conectados ao mundo virtual, Martín e Mariana, ao som de True love will find you in the end, interpretada pela voz anasalada de Daniel Johnston, procuram aquilo que lhes falta na realidade — em seus dois significados possíveis nessa sintaxe. Martín, com sua inabilidade bem ao estilo do personagem de Steve Carell em “O virgem de 40 anos” (2005), tapa os buracos de seu coração com os curativos Band-Aid que a cultura pop pode oferecer, mascarando sua carência com consumo. Já as incertezas afetivas são a causa da miopia de Mari, que não consegue enxergar aquilo que está na frente de seu nariz. O improvável talvez seja o antídoto para a solidão. Na física do amor, polos iguais também se atraem. Alienados do outro até então, eles percebem no encontro inusitado uma nova chance para o que não vinha dando certo. Na troca de olhares, na ausência da busca, o roteiro perde o significado para as câmeras do diretor.

E, como disse ao começar este texto, a história termina um pouquinho antes do início. Porque, com diz Nazarian, “o momento certo é sempre aquele que não podemos viver…” Transita somente na imaginação de todos nós.

Carlos Eduardo Bacellar

 

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